sábado, 21 de outubro de 2017

QUEM SOMOS


Daniel Bruno Batista Martins, mais conhecido como Bruno Kaoss, é músico/professor, produtor, pesquisador, memorialista e ativista cultural da cidade de Icó (tombada pelo IPHAN desde 1998), que há mais 15 anos desenvolve trabalhos voltados para a cultura e para os artistas locais, além de incentivar a preservação da memória da cidade. Um exemplo destes trabalhos foi a criação do Recital “Ikó – Fé, Terra e Sangue”, produzido, dirigido e realizado por Daniel Bruno entre os anos de 2007 e 2010, onde trata-se de uma obra musical autoral, que relata a história da cidade de Icó desde o nascimento, apogeu e declínio, e que teve a participação de 58 alunos de escolas públicas e 15 professores de música da cidade e região, com um público estimado em mais 1.800 pessoas ( em todas as performances) em 13 apresentações da obra durante os anos. Até os dias atuais as obras criadas são solicitadas por estudantes, professores, jornalistas, associações e escolas, pois dentre as músicas do recital estão a primeira gravação do Hino Municipal da Cidade, que até então ficara sendo transmito de forma oral, além da editoração da partitura e gravação do Hino do Senhor do Bonfim, que embala as noites de um das maiores festividades religiosas do interior cearense e que até então, jamais tinha sido gravada em estúdio. Para a criação do referido trabalho, Daniel Bruno fez uma intensa pesquisa de quase 3 anos, viajando para museus, faculdades e visitando historiadores dos estados do Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

Daniel Bruno também é o idealizador do Festival da Cultura Icoense – Icozeiro, um festival multicultural já renomado no interior cearense, que acontece anualmente, e tido como o maior da região centro sul e vale do salgado, desde 2011 até os dias de hoje, que estima um público de 75 mil pessoas nos 6 anos de realização, sempre no mês de dezembro, onde o mesmo é diretor e coordenador geral do evento. O Festival Icozeiro veio com o intuito de busca organizar, promover e fomentar ações para a educação patrimonial, cultural, artística e histórica entre jovens, adultos e idosos, resgatando assim valores e saberes perdidos com o tempo, incentivando as novas gerações artísticas e ao público em geral, o resgate da memória da nossa gente.

Quando criança, o amor e a paixão do professor e historiador Miguel Porfírio de Lima, que resultaram nos livros “Icó em fatos e Memórias” volume 1 (lançado em 1995) e volume 2 (lançado em 1998), foram o gatilho para despertar em Daniel Bruno a necessidade de buscar conhecer e repassar a história à comunidade local. Miguel Porfírio de Lima (falecido em 2008), mais conhecido como Tio Miguel, foi um professor e pesquisador das memórias e documentos oficiais sobre o Icó, e o seu trabalho até hoje é referência por muitos pesquisadores e historiadores, por ter sido o pioneiro na salvaguarda do patrimônio material e imaterial na região. E em 2016, Daniel Bruno, desenvolveu nova ação voltada ao Patrimônio Cultural de Icó, realizando uma intensa pesquisa, para descobrir como disseminar de forma mais concreta e incutir o sentido de pertença, voltado para a preservação do patrimônio histórico da cidade entre os jovens da nova geração. Após vários encontros com jornalistas, artistas, historiadores, professores, ONG’s e Associações, ele decidiu criar um canal no Youtube, que hoje é uma das mídias mais usadas pelos jovens. Começou a desenvolver o canal, tanto na questão da identidade visual, como na elaboração de um intenso calendário de postagens de vídeos semanais (todas as terças, quintas e sábados ao meio dia). Finalmente, em 15 de janeiro de 2017, o canal “Icó em Fatos e Memórias” foi criado, tendo o seu primeiro vídeo postado no mesmo dia. Esta ação visa uma ressignificação da história e da memória, culminando na criação de vários produtos culturais, como um blog, onde será disponibilizado os livros de Miguel Porfírio de Lima em formato PDF para downlod gratuito, além de outros autores do município, dentro da ação está a distribuição em DVD dos vídeos postados no canal para escolas, associações, bibliotecas e repartições públicas.

Daniel Bruno realiza um trabalho permanente de divulgação do Icó na cidade e região, quanto a sua história, identidade e memória, em diversos eventos realizados durante todo o ano na cidade, como em festivais, palestras, encontros, reuniões, blogs, sites, escolas e redes sociais.

Compartilhe:

Um comentário:

  1. Olá. Como faço para obter os livros “Icó em fatos e Memórias” vol I e II ?

    ResponderExcluir