sábado, 21 de outubro de 2017

NOSSA PROPOSTA


O projeto Icó em Fatos & Memórias, foi criado pelo músico, produtor e ativista cultural icoense, Daniel Bruno Batista Martins, mais conhecido como Bruno Kaoss, que permeia pelo mundo da arte em nossa cidade por quase 20 anos, e a sua iniciativa visa à educação patrimonial, cultural e artística, focando quase que inteiramente na cidade de Icó e região centro sul e vale do salgado (Ceará), uma vez que fontes de pesquisa da história local são quase escassas, ficando a memória da nossa cidade dependente apenas da tradição oral. Devido a isso o projeto tem como principal função a pesquisar, divulgação, arquivamento e distribuição de toda e qualquer tipo de manifestação da cultura e do conhecimento local, como uma forma de garantir para as gerações futuras, um maior entendimento dos fatos importantes do nosso município.

Prezamos pela relevância de sedimentar a formação histórica do município, afim de documentar materiais que subsidiem a atuação de professores, alunos e amantes do patrimônio, divulgando as pesquisas realizadas pelo historiador Miguel Porfírio de Lima, o oportunizando a socialização das produções de autores, professores, especialistas, artistas, historiadores e alunos relativas ao processo de formação histórico e cultural do município, além de democratizar o acesso da história do Icó.

Acreditamos que a conscientização na preservação do patrimônio só é possível com o conhecimento, ou seja, quando realmente a sociedade conhece sobre estes elementos e compreende-os como parte de seu passado. Desta forma, o desenvolvimento das atividades realizadas por Daniel Bruno, servem como uma ação educativa patrimonial, tendo como resultado a curiosidade e busca por informações históricas da cidade por parte da população. É notório o grande interesse do público, principalmente nos dias de hoje, onde os computadores, tabletes e celulares tomaram de conta da nossa vida, e a quase inexistência de livros que tratam da nossa terra (Icó) e a busca por informações deste tipo está diminuindo com o passar dos anos. 

Em agosto de 2016, foi feito um levantamento e intensa pesquisa entre alunos, professores, diretores, produtores, artistas, jornalistas e sociedade em geral, com o intuito de registrar conversas e buscar ideias que visassem à disseminação, de forma mais massiva e direta, na questão da educação patrimonial e cultural da nossa cidade, voltadas principalmente para jovens e adultos do município de Icó e região. Foi visto que o foco do projeto deveria ser incutir em nossos jovens o sentido de pertença com relação a preservação histórica, e o meio mais eficiente para isso são as redes sociais.

Em janeiro deste ano de 2017, foi criada uma plataforma em um ambiente de livre e fácil acesso, como a rede social Youtube, sendo criado um canal, sua identidade visual, e organizado um intenso cronograma de publicações, que seguem uma cronologia lógica e de fácil compreensão para todos. Sendo definido que o canal irá abordar todos os capítulos dos livros “Icó em Fatos e Memórias” volume 1, e “Icó em Fatos e Memórias” volume 2, do professor, comunicador e memorialista, Miguel Porfírio de Lima (in memoriam), cujo primeiro livro foi editado em 1995, e o segundo em 1998.

No segundo semestre de 2017, foi criado um site, onde serão disponibilizados e-Books (arquivos em formato PDF) de forma gratuito, para que todos possam baixar e ler em seus celulares, computadores e outros tipos de equipamentos eletrônicos, além de Podcasts (áudios/MP3) com entrevistas e depoimentos de professores, artistas e estudiosos da nossa cultura, bem como os vídeos publicados no canal, que poderão ser baixados gratuitamente no site, bem como será feito um arquivo de todo o trabalho realizado (entrevistas, vídeos, e-books, podcasts) e salvo em um PenDrive, que será reproduzido e distribuídos de forma gratuita para todas as escolas municipais, particulares, associações, ONGs, bibliotecas e instituições de ensino superior da cidade.

Em 2018 pretendemos fechar acordos com instituições públicas e privadas para levar palestras de conscientização na preservação do patrimônio história e bens materiais e imateriais, essas palestras serão ministradas em instituições de ensino e comunidades carentes, se possível for, trazer representantes de instituições reconhecidas em seus trabalhos voltados para a preservação e educação no patrimônio cultural.

O projeto é uma proposta cíclica, onde após publicarmos os 2 livros de Miguel Porfírio, iremos refazer todo o processo com outros livros que tenham como foca a história da nossa cidade e região.

Compartilhe:

Um comentário:

  1. Há muito procurava informações históricas sobre nossa cidade.
    Sou cidadã icoense, do Sítio Bertioga, a 15Km de distância da cidade, pela saída sul.
    Sempre achei que a cidade não teve a divulgação e o turismo que merece. Seria movimento para a economia local.
    Tiro meu chapéu para o seu projeto.

    ResponderExcluir